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17 de maio de 2023

Aeroporto de Caldas Novas tem 100% de aproveitamento em inspeção que amplia segurança dos voos

Aeroporto de Caldas Novas alcançou resultados positivos em inspeção realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV)

O Aeroporto de Caldas Novas, o segundo mais importante do estado de Goiás, obteve 100% de aproveitamento em inspeção que buscou revalidar a homologação do PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator), situado na cabeceira 09 do Aeroporto. Na prática, o PAPI atua como um auxílio visual de precisão que orienta o piloto a adquirir e a manter a aproximação correta da pista até o pouso.

A inspeção foi realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que avaliou todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea do Aeroporto, reafirmando sua capacidade operacional para promover operações seguras.

De acordo com Sylla Gomes, Gerente do Aeroporto de Caldas Novas, o resultado reflete o comprometimento diário da equipe Socicam com a melhoria contínua das operações. “A manutenção preventiva e as calibrações dos equipamentos de auxílio visual e auxílio à navegação promovem segurança para o usuário e elevam os níveis de segurança operacional. O resultado da inspeção valida que estamos no caminho certo”, afirma.

Ainda de acordo com Sylla, desde novembro de 2015, o Aeroporto de Caldas Novas tem apresentado ótimos indicadores de desempenho operacional. “Esta evolução é fundamental para garantir a segurança e a tranquilidade de quem embarca e desembarca no empreendimento, que é a porta de entrada para a maior estância hidrotermal do mundo”, conclui.

Como funciona o PAPI?

O PAPI, cuja tradução literal consiste em “Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão” é um equipamento que permite que o piloto saiba se está fazendo uma descida correta até a pista – ou se está mais alto ou mais baixo do que a posição ideal.

É composto por quatro caixas que produzem feixes de luz com variações de vermelha a branca. Elas permitem que o piloto identifique o posicionamento da aeronave no momento do pouso:

  • 2 vermelhas e 2 brancas: o piloto está no ângulo de descida ideal;
  • 3 ou 4 brancas: ângulo de descida alto;
  • 3 ou 4 luzes vermelhas: está aproximando muito baixo

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